quarta-feira, 30 de junho de 2010

A MERCANTILIZAÇÃO DA FÉ

Ao longo do seu ministério Paulo sofreu com a desconfiança da parte de alguns indivíduos, que passaram a questionar a moral do referido apóstolo e embaixador de Cristo.
Segundo diziam os seus oponentes, Paulo tinha interesses meramente materiais, sendo alguém que objetivava somente espoliar os membros das comunidades cristãs.
Em IICo 2:17, este servo de Deus defende-se afirmando não ser como tantos outros de seu tempo, que defraudavam os irmãos. Parece-me que aqueles obreiros mercantilistas fizeram escola, pois hoje em dia a pregação do Evangelho virou um excelente negócio para alguns líderes eclesiásticos. (At 20:28-29)
No entanto, ainda que saibamos da existência de líderes desonestos no meio evangélico, convém ressaltar que a maioria dos pastores é composta por gente séria e comprometida com Deus.
Temos em nosso meio exemplos belíssimos de lideres possuidores de uma moral ilibada, contra os quais não pesa qualquer tipo de acusação. (ITm 3:1-7)
Que a cada dia o Senhor nos conceda pastores segundo o seu coração, e que saibam pastorear o seu povo com sabedoria. (Jr 3:15)
Àqueles que pregam a Palavra de Deus, o próprio Cristo advertiu que não devem fazê-lo com o objetivo de alcançar lucro material. Segundo Jesus curar os doentes e até mesmo ressuscitar mortos, não devem servir de motivos para o enriquecimento pessoal do obreiro. (Mt 10:8)
O fim daqueles que visam obter recursos materiais através da pregação cristã, será profundamente tenebroso, pois o Senhor se encarregará de castigá-los a seu tempo. (Jd 11)
É triste ver como certos pastores só aceitam convites para pregarem se a igreja hospedeira estiver disposta a pagar o preço por eles previamente estabelecidos. Mas não pensemos que esta postura é adotada apenas por determinados pregadores, existem vários cantores do movimento gospel, que cobram quantias exorbitantes para se apresentarem em nossos templos.
Sobre nossos ombros pesa uma enorme responsabilidade, a de não ajudar a promover tais vendilhões eclesiásticos, pois enquanto dermos espaço para eles, convidando-os para os eventos que realizamos, os veremos enriquecendo às custas do povo. Que Deus nos salve dessa gente!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Dica de Leitura

Atualmente estou lendo "Escavando a Verdade: A arqueologia e as incríveis histórias da Biblia" de autoria do Rodrigo Silva, publicado pela Casa Publicadora Brasileira.
O autor através de uma liguagem simples e objetiva, aborda alguns princípios fundamentais da arqueologia bíblica, bem como as suas importantes descobertas, que ratificam a veracidade das Escrituras Sagradas. Boa Leitura!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Futebol e Religião

O principal jogador de nossa seleção de futebol, que está na África do Sul disputando a copa do mundo,o Kaká, em entrevista coletiva hoje declarou estar sendo vítima de perseguição religiosa por parte de uma jornalista, que segundo ele seria ateu.
Realmente os jogadores cristãos que costumam expressar a sua fé em Jesus Cristo e andam em conformidade com a Palavra de Deus, sofrem discriminação devido aos seus valores evangélicos.
No caso de Kaká, possivelmente as críticas proferidas pelo jornalista citado na entrevista, sejam motivadas também pelo fato do nosso irmão em Cristo ser presbítero de uma igreja, cujos líderes fundadores já estiveram presos, acusados de cometerem alguns crimes!
Que o Eterno continue dando sabedoria a todos os atletas cristãos, a fim de que eles possam continuar testemunhando de Cristo dentro e fora dos gramados! Quanto aos críticos, só nos resta orar por eles, para que Satanás não continue os cegando, impedindo-os de se aproximarem de Cristo Jesus. Deus abençoe a todos!

Curso de Capacitação Para Professores de Escola Bíblica Dominical

No dia 21/08 (sábado) estarei ministrando uma palestra sobre a história da escola bíblica dominical na Assembleia de Deus em Nova Cidade. A igreja localiza-se na rua Riachuelo, 291 - Nova Cidade - S.G. A palestra terá início as 9hs.