quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Nossa Viagem ao Paraguai (Janeiro de 2013)

     No dia 18 de janeiro do corrente ano, eu e Aparecida embarcamos para uma rápida viagem missionária ao Paraguai, especificamente para Assunção, capital daquele país tão quente e acolhedor.
     Pela manhã bem cedo, tivemos a grata companhia do irmão Sérgio Monteiro, que gentilmente nos levou até ao aeroporto do Galeão, de onde embarcamos para São Paulo, e após uma estadia de poucas horas em Guarulhos voamos direto para Assunção.
     Extasiados vimos Deus cumprir parte de suas promessas para as nossas vidas, e as 15:40hs de Assunção, chegamos no aeroporto internacional daquela cidade. Lá já estavam a nossa espera irmãos preciosos e tão queridos (Pr. Neir Pereira e sua esposa irmã Ana e um brasilguaio, o Pr. Higínio Esquivel), que ao nos verem transbordaram de verdadeira felicidade.
     Após uma recepção calorosa recepção desses irmãos, fomos até o hotel e sem perda de tempo nos dirigimos ao encontro dos demais missionários brasileiros que já estavam na base missionária no bairro Fernando de La Mora.
     A noite, mesmo cansados, tivemos o privilégio de ministrar a Palavra de Deus pela primeira vez na Iglesia Bautisa Nuevo Israel. Naquela ocasião, o irmão Ricardo Ayala nascido em El Salvador,  serviu de tradutor, tornando possível aos irmãos paraguaios entenderem a mensagem que estava sendo proferida.
     Para a glória do Nome do Senhor, uma senhora se rendeu aos pés de Cristo, confessando-o como único e suficiente Salvador! Terminado o culto participamos de uma confraternização entre os irmãos, e iniciamos a jornada de degustação da comida tipicamente paraguaia.
     Assim como nos outros dias que se sucederam, o Pastor Higínio e a irmã Marilene Esquivel (esposa) nos levaram para o hotel onde ficamos hospedados.
     No dia seguinte, o Pastor Higínio nos apanhou no hotel e nos levou para a base missionária, onde passamos o dia inteiro, trocando experiências e e aprendendo um pouco da rica cultura daquele País!
     Neste período conhecemos diversos irmãos da Iglesia Bautista Nuevo Israel, todas elas, pessoas amáveis e generosas, as quais nos apresentaram o Terêrê, uma bebida tipica do Paraguai!
     Devido o intenso calor que fazia naquele lugar, por volta das 20hs a Conferência Para as Famílias teve o seu início. Esta programação foi emocionante em todos os aspectos, desde o seu início até o fechamento do evento.
     Várias pessoas se entregaram a Cristo, e tantas outras mais foram curadas milagrosamente pelo Médico dos Médicos, o Senhor Jesus Cristo!
     Bem tarde da noite, Aparecida e eu voltamos ao hotel, de onde saímos cedo no domingo para mais um dia de intenso trabalho em Assunção. O dia abrangeu visitas, aconselhamento pastoral e duas pregações na Iglesia Bautista.
     Pela manhã a ministração foi confirmada pelo Espírito Santo, através de testemunhos que foram relatados por irmãos que declararam o quanto Deus lhe falou particularmente.
     Entre o intervalo do culto matutino e o vespertino, mais uma vez degustamos o delicioso churrasco paraguaio, preparado pelo irmão Jorge, cozinheiro oficial das autoridades daquela nação!
     Cientes da nossa responsabilidade, ministramos a Palavra do Senhor, no último culto que participamos nessa rápida passagem por Assunção. Atendendo o apelo de Cristo e movidos pelo Espírito Santo uma jovem se decidiu por Cristo, e um casal aceitou a Jesus como Senhor de suas vidas.
     Experimentando um misto de sentimentos, eu e Aparecida nos assentamos à mesa com os nossos irmãos, alegres por sabermos que em Cristo somos um!
     Nos despedimos de todos eles, gratos a Deus pelas vidas do jovem Pr.Victor Hugo (Pastor da Iglesia Bautista Nuevo Israel), de sua esposa a irmã Belén, outros tantos dos quais não me recordo os nomes.
     Na segunda-feira (21/01), antes de regressarmos ao Brasil, fomos as compras e assim trouxemos algumas poucas lembranças do Paraguai!
     Visitamos ainda o lugar onde alguns mártires da guerra (crianças e adultos), onde milhares de pessoas foram mortas e cujos restos mortais estão expostos.
     Queremos também louvar a Deus pela vida do diácono Silvio e demais irmãos brasileiros que abdicaram de suas férias, para servirem ao Senhor em outra nação. Muito obrigado pelo convite e a coragem de nos permitir ingressar neste seleto grupo, composto de pessoas dos quais o mundo não é digno!
      Aos Pastores Paulo Raposo (Presidente) e Marcus Raposo (Vice-presidente), bem como aos membros da Assembleia de Deus do Barreto, o nosso sincero agradecimento, pela ajuda preciosa que nos deram.
      As 22hs do dia 21/01 finalmente aterrizamos na cidade maravilhosa, onde o irmão Alzenir,nosso amigo e membro de nossa igreja, nos levou para casa. Satisfeitos por tudo o que o Senhor fizera nesta viagem, nos reencontramos com o nosso primogênito, que ficara no Brasil e durante três dias esteve longe de seus pais.
      Se Deus permitir ainda este ano voltaremos ao Paraguai para ministrarmos a sua Palavra, através de pregações e cursos que serão realizados. Soli Deo Gloria!!!