Ao longo do seu ministério Paulo sofreu com a desconfiança da parte de alguns indivíduos, que passaram a questionar a moral do referido apóstolo e embaixador de Cristo.
Segundo diziam os seus oponentes, Paulo tinha interesses meramente materiais, sendo alguém que objetivava somente espoliar os membros das comunidades cristãs.
Em IICo 2:17, este servo de Deus defende-se afirmando não ser como tantos outros de seu tempo, que defraudavam os irmãos. Parece-me que aqueles obreiros mercantilistas fizeram escola, pois hoje em dia a pregação do Evangelho virou um excelente negócio para alguns líderes eclesiásticos. (At 20:28-29)
No entanto, ainda que saibamos da existência de líderes desonestos no meio evangélico, convém ressaltar que a maioria dos pastores é composta por gente séria e comprometida com Deus.
Temos em nosso meio exemplos belíssimos de lideres possuidores de uma moral ilibada, contra os quais não pesa qualquer tipo de acusação. (ITm 3:1-7)
Que a cada dia o Senhor nos conceda pastores segundo o seu coração, e que saibam pastorear o seu povo com sabedoria. (Jr 3:15)
Àqueles que pregam a Palavra de Deus, o próprio Cristo advertiu que não devem fazê-lo com o objetivo de alcançar lucro material. Segundo Jesus curar os doentes e até mesmo ressuscitar mortos, não devem servir de motivos para o enriquecimento pessoal do obreiro. (Mt 10:8)
O fim daqueles que visam obter recursos materiais através da pregação cristã, será profundamente tenebroso, pois o Senhor se encarregará de castigá-los a seu tempo. (Jd 11)
É triste ver como certos pastores só aceitam convites para pregarem se a igreja hospedeira estiver disposta a pagar o preço por eles previamente estabelecidos. Mas não pensemos que esta postura é adotada apenas por determinados pregadores, existem vários cantores do movimento gospel, que cobram quantias exorbitantes para se apresentarem em nossos templos.
Sobre nossos ombros pesa uma enorme responsabilidade, a de não ajudar a promover tais vendilhões eclesiásticos, pois enquanto dermos espaço para eles, convidando-os para os eventos que realizamos, os veremos enriquecendo às custas do povo. Que Deus nos salve dessa gente!
Concordo plenamente, esse é um assunto delicado. Que Deus continue te dando ousadia e sabedoria para falar sobre assuntos como este.
ResponderExcluir